Tutorial para tirar o amarelado dos consoles

O seu vídeo-game antigo está tão antigo que ficou amarelo ? Não fique chateado, existe uma “fórmula mágica” que pode deixar o seu console branquinho e novinho em folha!

SNES judiado pelo tempo
SNES judiado pelo tempo

Primeiramente, porque os vídeo-games antigos como NES e Super Nintendo ficam amarelo com o tempo? A resposta é bem simples na verdade, os vídeo-games são feitos de plástico (a parte externa), e quando o plástico pega fogo, ele derrete e pega mais fogo ainda, agindo como combustível. Quem nunca foi a criança que colocou fogo em algo de plástico? Então para evitar que acontecesse de pegar fogo no vídeo-game, seja causado de propósito ou por algum aquecimento ou curto-circuito, as empresas aplicavam na fórmula do plástico um elemento químico, que se mistura com o plástico e é anti-chamas. Resumindo, este elemento químico não deixa o plástico pegar fogo. A culpa é desse cara ai, este elemento químico (mas calma, não vamos dizer que ele é o vilão, afinal ele pode ter salvado vários lares de terem pego fogo…). Este elemento químico, como a maioria das coisas, reage a luz ultra-violêta (a luz do sol), só que este elemento reage um pouco mais rápido, e a reação dele é ficar amarelado! Ou seja, conforme os dias vão se passando, o seu vídeo-game vai recebendo pequenas doses diárias de luz, o que faz com que o elemento químico reaja e consequentemente… o seu vídeo-game fica amarelado!

Como remover o amarelo do vídeo-game

Existe uma solução caseira, bem barata e prática para deixar o seu console braquinho e novo em folha! Mas atenção, tome cuidado para não estragar o seu aparelho (é uma solução líquida) ou para não deixar espirrar nos olhos. A solução você compra adivinha onde? No supermercado do lado da sua casa! Exatamente, a solução para o seu problema estava na sua frente o tempo todo!

O que é preciso

  1. Vanish (Aquele para lavar roupa)
  2. Água oxigenada volume 40
  3. Um pincel

Como fazer

Existem duas maneiras de limpar o seu vídeo-game, uma mais complexa que leva mais tempo, e uma mais rápida e prática. Claro que a mais complexa vai deixar o seu aparelho mais limpo e “perfeito”, quanto que a mais simples só vai “dar um tapa” na aparência. A esolha fica a seu critério de acordo com o seu tempo livre e a sua confiânça.

Método simples

Você vai precisar fazer estes passos durante o dia, de preferência quando está aquele sol de rachar do verão. Pegue um pote ou um vasilhame e faça uma mistura de Vanish com a Água oxigenada. São 3/4 de água oxigenada e 1/4 de Vanish. Se tiver dúvidas para medir as quantidades, coloque 3 xícaras de café de água e 1 xícara de café de Vanish. Misture muito bem os dois, até ficar parecendo um gel. Espalhe as carcaças plásticas em uma área onde o sol esteja batendo, espalhe a mistura nos componentes plásticos usando o pincel. Deixe o sol agir por 10 minutos e repita o processo. Vá fazendo isso até que a solução acabe, sempre deixando o sol agir por um tempo, e depois passando mais da mistura novamente. Depois de repetir o processo umas duas ou três vezes, passe um pano úmido para limpar a mistura da carcaça e veja se surtiu efeito, se ainda estiver amarelado, tente mais uma ou duas vezes. Se você achar que já está branco o suficiente, pegue um papel toalha com àlcool e limpe ele para tirar completamente a mistura.

Método complexo

Com muito cuidado, pegue uma chave e desmonte o seu vídeo-game, retire toda a carcaça de plástico dele, lave a capa de plástico com água e sabão neutro. Esfregue-os bem utilizando uma esponja (lado amarelo) e uma escova de dentes velha. Siga os passos do método simples acima. A diferença é que você está desmontando o seu vídeo-game, assim você pode espalhar a mistura com mais facilidade e segurança sem estragar os componentes do aparelho. Depois de limpo, monte o seu vídeo-game novamente.

Resumindo

  1. Faça uma mistura de 3/4 de água oxigenada com 1/4 de Vanish
  2. Passe a mistura nas partes amareladas do console (plástico)
  3. Deixe no sol forte por dez minutos aproximadamente
  4. Repita o processo umas três vezes
  5. Limpe o console com um papel toalha e àlcool
Fórmula mágica!
agua-oxigenada 263173-Vanish-Oxi-Action-750g-Pink

SNES

 

About Escher 125 Articles
Entusiasta por jogos antigos, adoro passar o meu tempo jogando jogos clássicos e apreciando cada detalhe do jogo, como os detalhes gráficos, a música muito bem feita, os puzzles e as fases desafiantes de uma época que muitos tiveram a oportunidade de aproveitar as primeiras gerações de jogos eletrônicos. Meus consoles favortios são o SNES, N64 e PC (DOS/Windows).

4 Comentários

  1. Boa tarde! Vendo os componentes da mistura que é aplicada, fiquei com uma dúvida, (que até me tira a coragem de realizar essa limpeza no meu NES 8-bits)… Por acaso, essa mistura, ao ser aplicada, remove a inscrição à tinta (“Nintendo Entertainment System”) da “tampa” onde são inseridos os cartuchos? Ou, só retira o amarelo da carcaça? (com a presença de luz solar, é claro). Agradeço pela atenção.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*