Momento nostalgia: No$gmb

Quem se lembra deste nome ? Provavelmente só quem era do século passado!

nogmb_001O No$gmb foi o primeiro emulador de Game Boy da história, criado em 1997 para o sistema operacional Microsoft DOS  (Podendo ser executado em Windows) que ficou popular por causa do jogo Pokemon Red e Blue. Foi lançado como um “shareware” (Versão limitada de um software) e para quem quisesse a versão completa, teria de pagar U$10,00 (Dez dólares) para o criador do emulador. Porém alguns hackers da época pegaram o código fonte do emulador e transformaram ele em um “freeware” (Software gratuíto). Consequentemente, o emulador se tornou oficialmente gratuíto após ter uma versão estável (2.5).

No$GMB é um emulador de gameboy, pocket gameboy, super gameboy w gameboy color, que lhe permite jogar qualquer jogo de gameboy no seu PC, desde que você possua uma ROM do jogo (a cópia do programa no cartucho real). Note-se que estes jogos são geralmente protegidos por direitos autorais, com exceção de uns poucos que são gratuitos.

Em 1997 saiu a primeira versão do emulador, lançada com vários bug’s e defeitos, mas funcionando. Com o passar do tempo, o emulador foi ganhando suporte para mais jogos, pois cada jogo tem um sistema único que as vezes os emuladores não conseguem emular perfeitamente, sendo necessário ajustes no emulador para tais jogos em particular.

Pokemon Blue sendo emulado no No$gmb
Pokemon Blue sendo emulado no No$gmb

O emulador permitia que você jogasse qualquer jogo de gameboy, com direito a salvar o progresso do jogo, tanto no modo original do jogo como em forma de “snapshots” (fotos, ou imagens instantâneas do momento que você está jogando) permitindo você voltar a aquele ponto do jogo a qualquer momento. Ele também tinha uma ferramenta de edição de códigos hexadecimais, onde você pode aplicar alguns códigos para alterar o jogo, hoje em dia mais conhecidos como “cheats”, “trapaças”. Esses códigos atualmente são possíveis de serem inseridos em jogos reais (físicos, e não emulados) através de um aparelho chamado “GameShark”. Com o No$gmb você também podia alterar as cores do jogo, que na minha opinião não tinha muito sentido. Mas a melhor das funções do emulador era a de acelerar o jogo! Você apertava a tecla “mais” (+) do teclado numérico e o jogo ficava 400 vezes mais rápido! Perfeito para treinadores Pokemon que não suportavam a lerdeza com que o personagem do jogo andava de forma lenta e as batalhas eram demoradas.

Em 2000 foi lançada a versão para Windows, com suporte a uma interface mais amigável e mais fácil e acessível de usar. A interface da versão de MS.DOS era muito complexa e complicada de mexer, principalmente porque havia toneladas de menus e opções, você se perdia no meio de todas elas!

Assim como eu, acredito que a maioria das pessoas só conhecem ou só usavam o No$gmb para jogar Pokemon, no mais, algum outro jogo em específico. Mas vale a pena relembrar, um emulador leve, bom e que nos proporcionou muitas alegrias e diversões quando eramos mais novos e não tinhamos recursos para comprar um Game boy com Pokemon ou um jogo legal!

nosgbaO emulador ganhou um upgrade em 2005, sendo chamado de No$GBA, que como o nome sugere, ele emula jogos de Game Boy Advance, claro, com uma interface muito mais amigavel! Hoje em dia, o No$GBA ainda é um projeto ativo e recebe atualizações todos os meses, sendo capaz de rodar jogos de Nintendo DS também.

Curiosidade: No$gmb significa “No Cash Gameboy”, em português, “Gameboy sem dinheiro”, ou seja, um gameboy para quem não tinha dinheiro para comprar um.

About Escher 125 Articles
Entusiasta por jogos antigos, adoro passar o meu tempo jogando jogos clássicos e apreciando cada detalhe do jogo, como os detalhes gráficos, a música muito bem feita, os puzzles e as fases desafiantes de uma época que muitos tiveram a oportunidade de aproveitar as primeiras gerações de jogos eletrônicos. Meus consoles favortios são o SNES, N64 e PC (DOS/Windows).

1 Comentário

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*