Criando o time perfeito em Pokemon X/Y

Do site Serebii, Joe Merrick ajuda você a se preparar para os torneios

“Pokémons fortes. Pokémons fracos. Essa é a única percepção egoísta das pessoas. Verdadeiros treinadores qualificados devem tentar ganhar com seus Pokemons favoritos.”

O jogo Pokemon não consiste apenas em pokemons fortes e fracos, existem muitas mecânicas no jogo que, se utilizadas da forma correta, pode garantir a vitória, inclusive de um pokemon “fraco” contra um “forte”. E aqui vamos abordar um tema que está ficando cada vez mais difícil de discutir: Como montar seu time.

Esse tipo de coisa é uma das coisas mais subjetivas sobre Pokémon como há tanta variedade não só com espécies de Pokémon, mas com a forma de usar cada Pokémon individual nas várias batalhas.

Eu não vou dizer qual Pokémon usar, como que resultaria em várias pessoas com a mesma equipe e isso não é divertido. Vou, no entanto, dar os detalhes para ajudar você a tomar uma decisão sobre como começar a construir uma equipe. Este artigo não vai ir loucamente em cada detalhe de uma equipe competitiva, mas vai lhe dar um começo decente para você aprimorar as suas habilidades e conhecimentos.

Tela de seleção de batalha on-line
Tela de seleção de batalha on-line

Regras

Para começar, nós vamos lidar com as regras que fazem parte do jogo. Enquanto muitas comunidades on-line definem as suas próprias regras, restringindo Pokémons em camadas específicas, o jogo real só tem uma pequena quantidade de regras para que você selecione quando se inicia uma batalha.

Primeiro, vamos fazer um rápido resumo dos tipos de batalha. Primeiro são as Single Battles, onde você usa um Pokémon de cada vez, em seguida, Duplas, onde você usa dois de cada vez, Tripla em que você deve usar 3 de cada vez, e Rotação, onde você envia três de uma vez, mas usa apenas um, girando (alternando) entre os três como se fosse uma bandeja circular.

Nas regras, há três conjuntos de regras oficiais acessíveis por você no jogo. A primeira é que não há restrições, o que significa que você pode usar qualquer Pokémon que quiser, em qualquer nível, sem restrições a itens ou repetir o Pokémon.

Em seguida é o modo Normal Battle. Este modo é como o modo “Sem restrições”, mas faz com que todos os seus Pokémons fiquem no nível 50 como padrão em vez de ter os níveis originais. Este é um bom modo de batalhas em que coloca todos os Pokémon em um nível igual, independente do nível original deles.

Finalmente são regras planas. Estas regras valem para as batalhas que você vê em Batalhas aleatórias, BattleMaison e várias competições on-line. Elas são um pouco complexas, por isso, esta tabela vai ajudar a ilustrar isso:

Battle-Rules

Há também variações nas regras acima que você vai ver de vez em quando. Por exemplo, o Japão teve uma vez uma competição onde você só poderia usar Eevee Evolutions, outra que era só Pokemons capturados em Kanto.

Os próximos campeonatos de video-game usam uma variação modificada das regras das batalhas planas duplas, incluindo cláusulas que significa que você só pode usar Pokémons que foram capturados ou chocados em Pokémon X & Y e Pokémons só nos três Kalos Regional Pokédexes. Isto significa que você pode certamente experimentar variedade dentro destes jogos. (E evitando assim, supostamente, Pokemons hackeados)

Escolhendo os Pokemons e os seus Ataques

Garchomp, o Pokemon mais usado nas batalhas on-line.
Garchomp, o Pokemon mais usado nas batalhas on-line.

É aqui o lugar onde as coisas ficam complicadas. Há 719 Pokémons confirmados e disponíveis no jogo, vários com inúmeras formas e 28 mega evoluções disponíveis, o que significa que as possibilidades são infinitas.

Então, que Pokémon você deve usar? Isso é totalmente uma escolha sua. Obviamente, se você estiver indo numa batalha competitiva, você não vai estar usando alguns Pokemons como o Sunkern.

A melhor coisa a fazer primeiro é escolher um Pokémon que você deseja usar. Normalmente, isso significa que você pode construir uma equipe em torno dele, preenchendo as lacunas onde elas possam existir. No entanto, é preciso considerar mais do que apenas as espécies. Se você estiver usando um Pokémon como Tyranitar, é provável que tenha a sua habilidade Sand Stream, que cria uma tempestade de areia que prejudica todos os Pokémons que não são de terra, rocha ou de aço (metal). Como tal, colocar um Pokémon como Shedinja seria suicídio, como você mesmo ia acabar matando-o.

Se você estiver em batalhas duplas e triplas, você precisa pensar estrategicamente bem. Se você for usar o ataque Earthquake em um Pokémon, então você deve juntar-lo com um Pokémon do tipo voador ou um com a habilidade Levitate para que eles não sejam atingidos pelo seu próprio ataque Earthquake.

A medida que cada Pokémon tem estatísticas variadas, você vai querer lhe dar um moveset que monopoliza sobre sua força. Se você estiver usando um Talonflame, por exemplo, você vai querer se concentrar em seus movimentos físicos devido a seu status de alto ataque físico, sendo muito maior do que o seu ataque especial.

Você também vai querer certificar-se de que o seu movepool seja variado. Se você configurar um Blastoise e lhe dar movimentos ofensivos apenas do tipo água, você vai ter um mau rendimento. A chave para o Pokémon é tentar surpreender as pessoas com movimentos que elas não esperaram.

Devido às variações nas estatísticas e movepools, muitos termos têm sido criados para descrever vários Pokémons. Há uma quantidade bastante grande de termos, então eu só vou cobrir o básico:

  • Leads é o Pokémon que você começar. Normalmente, eles são usados ​​para definir as coisas, como riscos de entrada ou para infligir algum dano surpreendente.
  • Sweepers são aqueles que têm movimentos decentes que podem causar danos consideráveis. Estes são classificados na subcategoria em três categorias: físicas, especiais e mistos.
  • Bulky Pokémon são aqueles que tem grandes defesas e muitos pontos de vida para que eles possam sobreviver por mais tempo.
  • Glass Cannons são Pokémons que podem atacar com um ataque muito forte, mas provavelmente vão morrer com um único hit, devido às defesas frágeis.
  • Tanks são Pokémons que têm defesas decentes e movimentos que podem causar danos significativos. Esses Pokémons são sempre uma dor de cabeça para os oponentes.
  • Supporters são Pokémons que atacam a si mesmos, mas que têm uma variedade de movimentos não-atacantes que podem ajudar a beneficiar a sua equipe como a recuperação ou alteração de status.

Obviamente, você vai querer misturar esses papéis em sua equipe de acordo que você não deixe uma equipe apenas de Sweepers. Você precisa pensar sobre a obtenção de cobertura decente e se preparar contra o que pode facilmente derrubar o seu Pokémon.

Pokemons mais usados nas batalhas on-line
Pokemons mais usados nas batalhas on-line

Agora, eu imagino que, para o jogador mais casual ou um que está apenas começando a entrar no mundo competitivo, isso é incrivelmente assustador. Felizmente, existem recursos em torno da Internet que podem ajudar você. Sites como o Serebii.net e Smogon fornecem várias recomendações de moveset para os Pokémons, juntamente com a melhor maneira de usá-los e a parceria com eles, mas o melhor recurso passou a ser o Pokémon Global Link.

Com X & Y, o Global Link adicionou algumas características surpreendentes. Na seção Classificação de batalha, você tem a capacidade de verificar as estatísticas para vários Pokémons. Esta seção reúne tudo o que você possa imaginar sobre todos os Pokémons que foram usados ​​no modo de batalha para todos os tipos de batalha. Ele lista os 10 principais movimentos, itens, as melhores habilidades para cada Pokémon. Ele também lista os Pokémons que são comumente usados ​​para parceiro com ele e, melhor ainda, mostra o Pokémon mais comum que são utilizados para derrotá-lo.

Esse recurso é muito útil para um treinador, como você vai ser capaz de ver facilmente o que funciona em um Pokémon e o que não funciona, apenas por navegar no Global Link. Apenas lembre-se, tente ser criativo. Muitas equipes tiveram o melhor material e falhou enquanto o “perdedor” com uma estratégia incrível prevaleceu.

Estratégias que funcionam bem juntos são fundamentais. Em Simples Battles, switching é usado frequentemente para tentar conseguir uma vantagem. Em Duplas e Triplas, o Pokémon deve trabalhar bem em conjunto, como os pensamentos do terremoto acima mencionados ou estratégias como o uso de seus próprios movimentos para ajudar um colega de equipe.

Você também precisa pensar como utilizar a equipe do seu adversário para a sua vantagem. Como qualquer time, eles vão ter buracos e pontos fracos. Obviamente, você não pode planejar para cada contingência, mas usar os pontos fortes e fracos do seu oponente em tempo real é uma coisa muito útil para fazer.

Por exemplo, veja este vídeo da batalha no seu VS. Recorder para ver como você pode criar algo para que o seu Pokémon se destaque: DEQG-VVVV-WWW5​​-YWJ2. Nesta batalha, eu usei uma entrada perigosa a meu favor, e então monopolizei a habilidade do meu adversário, enquanto abusei totalmente da minha própria habilidade de Pokémon. Estes tipos de estratégias são aquelas que você precisa pensar em vez de apenas atacar com tudo.

Pense cuidadosamente e verifique os recursos à sua disposição, mas acima de tudo, tente ser único.

Testando o seu time

Teste de batalha
Teste de batalha

OK, então você trabalhou numa equipe, você já criou e treinou os Pokemons e você está pronto para ir para a batalha. Embora, muitas idéias são ótimas no papel, as vezes não funcionam fora do papel, na realidade, devido a uma variedade de fatores, então você vai querer testar a equipe. Você pode testar a sua equipe contra os seus amigos, que pode não ser a melhor maneira. Felizmente, existem outras opções.

Mais notavelmente, em Lumiose City há um edifício do Instituto de Batalha. Aqui, você pode testar o seu time usando as regras padrões flat contra cinco diferentes instrutores de diferentes dificuldades. Estes treinadores começam no nível fácil, mas tornam-se duro como pregos conforme você vai passando as batalhas. Depois de ter concluído isso, você vai ser classificado com base no seu desempenho. Isso leva a quantidade de Pokémons que você perdeu, a quantidade de ataques Super eficazes que você tem, a quantidade de vezes que foram atingidos por movimentos não-efetivos, etc e dá-lhe uma classificação de pontos e classificação baseada nele. É claro que você vai querer uma boa classificação se sua equipe tem feito bem. Mesmo se não, este não é um desperdício de tempo, você receberá pontos de batalha! Você também pode testá-los na Casa de Batalha (Battle Mansion) e ver o quão longe você pode chegar.

Resultados da batalha de teste
Resultados da batalha de teste

Outra maneira de testá-los é ir para para o modo de batalha livre e Avaliação de Batalhas no modo de batalha do jogo. Isto irá combiná-lo com treinadores aleatórios que seguem as mesmas regras. Existem algumas desvantagens para isso, no entanto. A Batalha Livre é um modo bom, mas não tem restrições para que você não possa obter a verdadeira experiência de batalha real, de como você vai, sem dúvida, enfrentar muitos Pokémons lendários, enquanto com as batalhas de avaliação, sua pontuação com vitórias e derrotas é gravado o que significa que se você não fizer bem, ele vai afetar a sua posição nesta temporada das batalhas.

Se você está feliz depois de todos os testes, então o seu time é bom para ir para as competições ou para destruir os seus amigos!

About Escher 125 Articles
Entusiasta por jogos antigos, adoro passar o meu tempo jogando jogos clássicos e apreciando cada detalhe do jogo, como os detalhes gráficos, a música muito bem feita, os puzzles e as fases desafiantes de uma época que muitos tiveram a oportunidade de aproveitar as primeiras gerações de jogos eletrônicos. Meus consoles favortios são o SNES, N64 e PC (DOS/Windows).

9 Comentários

  1. Vl pelas dicas ^^, terminei o jogo e fui completar a dex, consegui resultados bons mas, o fato de eu n ter pokemon competitivos me faz sentir como se n jogasse o jogo por completo, congesso que o competitivo me assusta umpouco, porém com essas dicas vou formar minha equipe com meu Turterra e acabar com meus amigos e estrupar no online >:D vl mesmo ótimo post continuem assim :v

  2. KKK!!! QUERO VER VOCÊS VENCEREM MEU TIME NO POKÉMON ESMERALDA NO GBA (ANTIGÃO DO MEU PRIMO)

    SHINY RAYQUAZA LVL100
    SHINY CHARIZARD LVL 93
    SHINY SALAMENSE LVL100
    SHINY GENGAR LVL100
    SHINY MEW LVL100(ULTRA RARO)
    E E E E E E E E SHINY KYOGRE LVL 1009NÃO CONSEGUI SHINY GROUNDON, SALVEI ANTES DE TENTAR DE NOVO :

      • Nathan, há uma discussão bem assídua na internet sobre o uso de hacks em Pokémon X/Y.

        Alguns dizem que é uma afronta usar pokémons hackeados a quem gasta horas e horas, dias, treinando e breedando pokémons. Porém tem o outro lado, que defende aqueles que não tem tempo para ficar “gastando” para treinar os pokémons, que são os casos de pessoas que trabalham e estudam.

        Eu particularmente acho um absurdo usarem hacks, eu desaprovo. Porém cai muito no conceito quando eu enxerguei o outro lado também.

      • eu tenho um mew shiny lvl 100,so presisa de hack pra chegar na ilha do mew pois precisa de um item pra ir la,mas fora isso ta tudo justo,eu nao acho abuso usar hack pra fazer coisas possiveis,porem usar hack de colocar o stats no maximo nao é justo ou ensinar golpes nao ensinaveis

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*